quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

2 - Conteúdo e sugestões de leituras

O conteúdo da 3a etapa do PAS/UnB envolve História Geral e do Brasil nos séculos XIX e XX, além de atualidades. Mais precisamente em História Geral, os assuntos são:

■ Primeira Guerra Mundial (1914-1918)
■ A crise do liberalismo e o avanço do coletivismo (1918-1939)
■ O totalitarismo e outros regimes ditatoriais: comunismo, fascismo, nazismo e nacionalismo autoritário
■ Segunda Guerra Mundial (1939-1945)
■ América Latina no século XX-XXI
■ Guerra Fria (1945-1991)
■ A Nova Ordem Mundial (1991-2008)

Os assuntos da História do Brasil são:

■ Declínio e queda da Monarquia (1870-1889)
■ República, incluindo as fases políticas, o populismo, a questão da democracia, a política externa e as transformações econômico-sociais associadas ao avanço do capitalismo.

Os livros adotados pela escola e os textos avulsos atendem esses assuntos. Contudo, se você gosta de História e deseja aprofundar o conteúdo, sugiro os seguintes títulos:

História do Brasil


História do Brasil. Boris Fausto (Editora EDUSP, 1994)
Lançado há mais de uma década, esse livro de Boris Fausto consolidou-se como o melhor manual de História do Brasil, tornando-se referência no gênero.

Uma Breve História do Brasil. Mary del Priore e Renato Venâncio (Editora Planeta do Brasil, 2010)
De leitura fácil e agradável, essa obra segue uma linha narrativa e menos acadêmica do que o livro de Boris Fausto.

Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil. Leandro Narloch (Editora Leya, 2009)
Escrito por um jornalista inspirado no sucesso da série americana The Politically Incorrect Guide's, esse livro propõe uma interessante revisão de alguns mitos da história do Brasil.


História Geral (em português)

Civilização Ocidental – Uma História Concisa. Marvin Perry (Editora Martins Fontes, 1999)
Esse manual universitário de leitura fácil é a melhor síntese disponível em língua portuguesa sobre a história da Europa, das origens da civilização ao final do século XX. Abrangente, bem escrito e com ótimas análises – destacando-se os capítulos sobre o pensamento e a cultura ocidental – é um livro que vale a pena ser adquirido para a sua biblioteca.

Ascensão e Queda das Grandes Potências. Paul Kennedy (Editora Campus, 1989)
O autor analisa o processo de formação e declínio das grandes potências nas Idades Moderna e Contemporânea e as disputas hegemônicas entre elas. O livro é excelente no estudo que faz do período 1450-1985, mas falha em suas previsões sobre as décadas seguintes. Kennedy escreveu a Ascensão e Queda em 1987-1988 e superestimou a capacidade de sobrevivência da União Soviética no próximo século, prevendo um declínio relativamente rápido dos EUA.

Tempos Modernos – O Mundo dos Anos 20 aos 80. Paul Johnson (Editora Bibliex e Instituto Liberal, 1994)
Uma das melhores interpretações da história do século XX disponível em português. Escrita por um autor liberal, é um excelente contraponto às análises marxistas de Hobsbawm na “Era dos Extremos”.

Uma Breve História do Século XX. Geoffrey Blainey (Editora Fundamento, 2010)
Lançada recentemente, é outra boa síntese histórica do século XX (e mais barata do que o livro de Paul Johnson).

Era dos Extremos – O Breve Século XX (1914-1991). Eric Hobsbawm (Companhia das Letras, 1993)
Hobsbawm é o mais famoso historiador marxista da atualidade, muito admirado no meio acadêmico e na imprensa brasileira – áreas de predomínio ou de forte influência da esquerda. Nesse livro ele faz um estudo sobre a história do século XX, que ele divide em três fases (a da “catástrofe” 1914-1945, a dos “anos dourados” 1945-1970 e a do “desmoronamento” 1970-1991). Uma obra muito utilizada na elaboração de questões de história contemporânea nos vestibulares.

A Riqueza e a Pobreza das Nações. David Landes (Editora Campus, 1998)
Por que algumas nações são tão ricas e outras tão pobres? O autor estuda a trajetória das nações “vencedoras” e das “perdedoras” nos últimos 600 anos, destacando o papel da cultura no sucesso – ou fracasso – econômico e militar dos povos. Excelente análise. Atenção para o capítulo 28 que fala do Brasil no governo FHC.

O Oriente Médio – Do Advento do Cristianismo aos Dias de Hoje. Bernard Lewis (Jorge Zahar Editor, 1996)
Excelente descrição e análise da história do Oriente Médio entre o final da Antiguidade e a Guerra do Iraque de 1990-1991. Leitura fundamental.

O Choque de Civilizações e a Recomposição da Ordem Mundial, de Samuel Huntington (Editora Objetiva, 1997)
Livro polêmico, onde o autor defende a tese de que os conflitos mundiais da Era Pós-Guerra Fria serão – ou estão sendo – determinados primordialmente por razões culturais, advindas das diferenças entre as civilizações, e não por questões ideológicas e econômicas. Essa obra se tornou muito influente nas análises feitas pela mídia a respeito dos problemas nas relações entre o Ocidente e o mundo islâmico, sobretudo depois do 9/11.

História das Idéias Políticas. Oliver Nay (Editora Vozes, 2007)
Ótimo manual que descreve e analisa as idéias políticas de centenas de pensadores da Antiguidade Clássica aos nossos dias. Os capítulos 6 e 7 especialmente tratam do período cobrado na 3a etapa do PAS/UnB.

História Geral (em inglês)


International History of the Twentieth Century. Anthony Best (Routledge, 2004)
Escrito por 4 historiadores, esse livro é um excelente manual da história do século XX sob o ponto de vista das relações internacionais.

Esses títulos constituem a biblioteca básica do nosso conteúdo para, repito, quem quiser aprofundá-lo. No decorrer das postagens dos assuntos vou citar outros títulos mais específicos.

Boa leitura!

Nenhum comentário: