6. O TRABALHISMO
REGULAMENTAR AS RELAÇÕES DE TRABALHO NO CAPITALISMO
PROTEGER OS TRABALHADORES ASSEGURANDO-LHES VÁRIOS DIREITOS
SALÁRIO MÍNIMO
DESCANSO SEMANAL
FÉRIAS REMUNERADAS
APOSENTADORIA
SEGURANÇA NO TRABALHO
LICENÇA MATERNIDADE/PATERNIDADE
OS SINDICATOS
SÃO ASSOCIAÇÕES DE TRABALHADORES VISANDO SEUS INTERESSES COLETIVOS
PRINCIPAL BASE DE APOIO DO TRABALHISMO
O TRABALHISMO É UMA IDEOLOGIA COLETIVISTA E ANTILIBERAL
MAS NÃO É SOCIALISTA NO SENTIDO MARXISTA
DEFENDE REFORMAS TRABALHISTAS/SOCIAIS NO CAPITALISMO MAS ACEITA SUA CONSERVAÇÃO
EM 1895-1914
AVANÇO DOS IDEAIS TRABALHISTAS COMBINADOS COM OS IDEAIS DEMOCRÁTICOS
IDEALIZAÇÃO DO WELFARE STATE:
■ ESTADO DO BEM-ESTAR SOCIAL
■ CAPITALISMO, DEMOCRACIA E AMPLOS DIREITOS SOCIAIS
A SOCIAL-DEMOCRACIA MARXISTA FUNDIU-SE COM O TRABALHISMO E PASSOU A DEFENDER O WELFARE STATE DEPOIS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
7. O NACIONALISMO
DEFESA DA SOBERANIA/INDEPENDÊNCIA NACIONAL E DOS INTERESSES NACIONAIS
NAÇÃO:
POVO UNIDO PELA CULTURA/HISTÓRIA COMUM E QUE SE VÊ COMO DISTINTO DOS OUTROS POVOS
A NAÇÃO REIVINDICA POSSUIR O SEU PRÓPRIO ESTADO NACIONAL
ETNIA:
TAMBÉM É UMA COMUNIDADE COM LÍNGUA, CULTURA E HISTÓRIA COMUNS CONSCIENTE DE SER DIFERENTE DE OUTRAS ETNIAS
MAS NÃO REIVINDICA NECESSARIAMENTE UM ESTADO SOBERANO
EM GERAL, A NAÇÃO É COMPOSTA POR VÁRIAS ETNIAS COM UMA DELAS PREDOMINANTE
UMA MESMA ETNIA PODE ESTAR ESPALHADA POR VÁRIOS PAÍSES
■ EXEMPLOS NA BELLE ÉPOQUE: JUDEUS E CIGANOS NA EUROPA
NAÇÃO E ETNIA SÃO CLASSIFICAÇÕES CULTURAIS DAS COMUNIDADES HUMANAS
RAÇA:
CLASSIFICAÇÃO DOS GRUPOS HUMANOS DE ACORDO COM CRITÉRIOS FÍSICOS E BIOLÓGICOS
HOJE, EM GERAL, A BIOLOGIA DESCARTA ESSA CLASSIFICAÇÃO
MAS NA BELLE ÉPOQUE ELA ERA AMPLAMENTE ACEITA
ERA COMUM IDENTIFICAR A NAÇÃO OU ETNIA COM UMA RAÇA
O RACISMO
PRECONCEITO BASEADO EM CRITÉRIOS RACIAIS
CRENÇA NA EXISTÊNCIA DE RAÇAS SUPERIORES
FOI UMA DAS JUSTIFICATIVAS DO IMPERIALISMO E DO COLONIALISMO NA BELLE ÉPOQUE
TAMBÉM JUSTIFICOU A DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO INTERIOR DE UMA SOCIEDADE/PAÍS
■ RAÇAS COM MAIS DIREITOS E RAÇAS COM MENOS/NENHUM DIREITO
■ EXEMPLO: OS NEGROS NO SUL DOS EUA
NACIONALISMO CÍVICO
ISONOMIA E PLENA CIDADANIA PARA TODAS AS ETNIAS/RAÇAS DE UMA MESMA NAÇÃO
O ESTADO NACIONAL FOI CRIADO LIVREMENTE POR PESSOAS DE DIVERSAS ETNIAS/RAÇAS
NACIONALISMO ÉTNICO
A NAÇÃO É IDENTIFICADA COM UMA ÚNICA ETNIA QUE POSSUI MAIS DIREITOS DO QUE AS DEMAIS
O NACIONALISMO ÉTNICO MUITAS VEZES ASSUMIA A FORMA DE UM NACIONALISMO RACIAL
O NACIONALISMO ORGÂNICO
FORMA MAIS EXTREMA DO NACIONALISMO ÉTNICO-RACIAL
■ O POVO/NAÇÃO É UM ORGANISMO ÚNICO, INDIVISÍVEL E INTEGRAL
■ O INDIVÍDUO ESTÁ SUBORDINADO AOS INTERESSES COLETIVOS NACIONAIS QUE TRANCENDEM OS INTERESSES PESSOAIS E DE CLASSE
O ESTADO É EXPRESSÃO DESSES INTERESSES COLETIVOS
■ ELE NÃO É CRIAÇÃO VOLUNTÁRIA DOS INDIVÍDUOS MAS UMA EVOLUÇÃO NATURAL DA NAÇÃO
NA BELLE ÉPOQUE O NACIONALISMO EXTREMISTA ORGÂNICO ERA POUCO DESENVOLVIDO
MAS DEPOIS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL GANHOU FORÇA E FOI O FUNDAMENTO DO FASCISMO
NACIONALISMO ECONÔMICO
MODERNIZAR A ECONOMIA NACIONAL E PROTEGÊ-LA DA CONCORRÊNCIA ESTRANGEIRA POR MEIO DO INTERVENCIONISMO/DIRIGISMO ESTATAL
A NAÇÃO SÓ SERÁ EFETIVAMENTE SOBERANA SE NÃO DEPENDER DE RECURSOS EXTERNOS (CAPITAIS, INDÚSTRIAIS, TECNOLOGIA E MATÉRIAS-PRIMAS)
OS SETORES ESTRATÉGICOS DA ECONOMIA (ENERGIA, COMUNICAÇÕES, TRANSPORTES) DEVEM SER CONTROLADOS PELO ESTADO
7.1 OS MOVIMENTOS NACIONALISTAS NA BELLE ÉPOQUE
MOVIMENTOS PELA AUTODETERMINAÇÃO DOS POVOS
LUTA PELA INDEPENDÊNCIA NACIONAL
UM POVO LUTA CONTRA A DOMINAÇÃO DE OUTRO POVO E TENTA CRIAR O SEU PRÓPRIO ESTADO NACIONAL SOBERANO
■ MOVIMENTOS ANTICOLONIAIS E ANTIIMPERIALISTAS NA ÁSIA E ÁFRICA
– CHINESES CONTRA EUROPEUS E JAPONESES
– INDIANOS CONTRA OS BRITÂNICOS
■ MOVIMENTOS SEPARATISTAS EM IMPÉRIOS MULTIÉTNICOS NA EUROPA E ORIENTE MÉDIO
– BÓSNIOS NO IMPÉRIO ÁUSTRO-HÚNGARO
– POLONESES NO IMPÉRIO RUSSO
– ARMÊNIOS E ÁRABES NO IMPÉRIO TURCO
LUTA PELA UNIFICAÇÃO NACIONAL
UM POVO DIVIDIDO EM ESTADOS DIFERENTES LUTA PELA CRIAÇÃO DE UM ÚNICO ESTADO NACIONAL
■ SÉRVIOS COM O IDEAL DE CRIAÇÃO DA IUGOSLÁVIA NOS BÁLCÃS
8. O TERRORISMO
NÃO É UMA DOUTRINA, MAS UM MÉTODO, UM MEIO OU AÇÃO PARA ALCANÇAR UM OBJETIVO:
USO DA VIOLÊNCIA (OU AMEAÇA DO SEU USO) SOBRE CIVIS E NÃO-COMBATENTES PARA CRIAR UM CLIMA DE MEDO VISANDO ATINGIR OBJETIVOS IDEOLÓGICOS OU POLÍTICOS
TERRORISTA: QUEM UTILIZA O TERRORISMO
PARA O TERRORISTA, OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS: O TERRORISMO É UM MEIO LEGÍTIMO PARA ALCANÇAR SEU OBJETIVO
O TERRORISMO PRECISA DE AUDIÊNCIA E DE REPERCUSSÃO
TERRORISMO DE ESTADO
MEDIDAS TERRORISTAS DO GOVERNO CONTRA SEUS CIDADÃOS (NUMA DITADURA) OU CONTRA OUTRO POVO (NUMA GUERRA)
TERRORISMO REVOLUCIONÁRIO
PRATICADO POR GRUPOS NÃO-GOVERNAMENTAIS COM OBJETIVOS DE:
■ DERRUBAR UM GOVERNO/REGIME
■ SEPARATISMO/INDEPENDÊNCIA
■ ATERRORIZAR MINORIAS ÉTNICAS
9. A CLASSIFICAÇÃO DAS IDEOLOGIAS POLÍTICAS
9.1 ESQUERDA
OBJETIVO DE AMPLIAÇÃO DA IGUALDADE
ECONÔMICA
DE DIREITOS
DE VALORES CULTURAIS
IDEAL DE JUSTIÇA SOCIAL
JUSTIFICA SUAS AÇÕES EM NOME DO PROGRESSO SOCIAL E DE UM FUTURO MELHOR
AUTODENOMINADA PROGRESSISTA
PARA A MAIOR PARTE DA ESQUERDA, O ESTADO/GOVERNO É O PRINCIPAL INSTRUMENTO PARA CONSTRUIR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA
PRINCIPAIS REPRESENTANTES
SOCIALISTAS
DEMOCRATAS RADICAIS DO WELFARE STATE
TRABALHISTAS
EM 1895-1914:
ESQUERDA MODERADA OU CENTRO-ESQUERDA
■ MAIS TOLERANTE E DEMOCRÁTICA
■ REFORMAS NA DEMOCRACIA CAPITALISTA
ESQUERDA RADICAL OU EXTREMA-ESQUERDA
■ MAIS INTOLERANTE E AUTORITÁRIA
■ VIOLÊNCIA E REVOLUÇÃO PARA SUPERAR O CAPITALISMO
9.2 DIREITA
DEFESA DA ORDEM VIGENTE TRADICIONAL EM NOME DOS COSTUMES, DO DIREITO DE PROPRIEDADE PRIVADA E DA LIBERDADE INDIVIDUAL
A DESIGUALDADE É NATURAL
O ESFORÇO INDIVIDUAL E A ISONOMIA GERAM MOBILIDADE SOCIAL
CONSIDERADA REACIONÁRIA PELA ESQUERDA
PRINCIPAIS REPRESENTANTES:
CONSERVADORES
LIBERAIS
EM 1895-1914:
DIREITA MODERADA OU CENTRO-DIREITA
MAIS TOLERANTE E LIBERAL-DEMOCRÁTICA
DIREITA RADICAL OU EXTREMA-DIREITA
MAIS INTOLERANTE E AUTORITÁRIA
9.3 COLETIVISTA E NÃO-COLETIVISTA
ÊNFASE NAS IDÉIAS ECONÔMICAS EM RELAÇÃO AO CAPITALISMO
COLETIVISMO
FAVORECER OS INTERESSES COLETIVOS DO POVO, DA NAÇÃO OU DOS TRABALHADORES
REDUZIR OU ELIMINAR OS DIREITOS DE PROPRIEDADE PRIVADA E DE LIBERDADE ECONÔMICA INDIVIDUAL
ESTATISMO: INTERVENÇÃO ESTATAL NA ECONOMIA EM NOME DOS INTERESSES COLETIVOS
NÃO-COLETIVISMO OU INDIVIDUALISMO
AMPLA LIBERDADE ECONÔMICA INDIVIDUAL
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