terça-feira, 20 de março de 2012

55 - Esquema de aula: Ideologias Políticas (Parte 2)

6. O TRABALHISMO

REGULAMENTAR AS RELAÇÕES DE TRABALHO NO CAPITALISMO

PROTEGER OS TRABALHADORES ASSEGURANDO-LHES VÁRIOS DIREITOS

SALÁRIO MÍNIMO

DESCANSO SEMANAL

FÉRIAS REMUNERADAS

APOSENTADORIA

SEGURANÇA NO TRABALHO

LICENÇA MATERNIDADE/PATERNIDADE

OS SINDICATOS

SÃO ASSOCIAÇÕES DE TRABALHADORES VISANDO SEUS INTERESSES COLETIVOS

PRINCIPAL BASE DE APOIO DO TRABALHISMO

O TRABALHISMO É UMA IDEOLOGIA COLETIVISTA E ANTILIBERAL

MAS NÃO É SOCIALISTA NO SENTIDO MARXISTA

DEFENDE REFORMAS TRABALHISTAS/SOCIAIS NO CAPITALISMO MAS ACEITA SUA CONSERVAÇÃO

EM 1895-1914

AVANÇO DOS IDEAIS TRABALHISTAS COMBINADOS COM OS IDEAIS DEMOCRÁTICOS

IDEALIZAÇÃO DO WELFARE STATE:

ESTADO DO BEM-ESTAR SOCIAL

CAPITALISMO, DEMOCRACIA E AMPLOS DIREITOS SOCIAIS

A SOCIAL-DEMOCRACIA MARXISTA FUNDIU-SE COM O TRABALHISMO E PASSOU A DEFENDER O WELFARE STATE DEPOIS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

7. O NACIONALISMO

DEFESA DA SOBERANIA/INDEPENDÊNCIA NACIONAL E DOS INTERESSES NACIONAIS

NAÇÃO:

POVO UNIDO PELA CULTURA/HISTÓRIA COMUM E QUE SE VÊ COMO DISTINTO DOS OUTROS POVOS

A NAÇÃO REIVINDICA POSSUIR O SEU PRÓPRIO ESTADO NACIONAL

ETNIA:

TAMBÉM É UMA COMUNIDADE COM LÍNGUA, CULTURA E HISTÓRIA COMUNS CONSCIENTE DE SER DIFERENTE DE OUTRAS ETNIAS

MAS NÃO REIVINDICA NECESSARIAMENTE UM ESTADO SOBERANO

EM GERAL, A NAÇÃO É COMPOSTA POR VÁRIAS ETNIAS COM UMA DELAS PREDOMINANTE

UMA MESMA ETNIA PODE ESTAR ESPALHADA POR VÁRIOS PAÍSES

EXEMPLOS NA BELLE ÉPOQUE: JUDEUS E CIGANOS NA EUROPA

NAÇÃO E ETNIA SÃO CLASSIFICAÇÕES CULTURAIS DAS COMUNIDADES HUMANAS

RAÇA:

CLASSIFICAÇÃO DOS GRUPOS HUMANOS DE ACORDO COM CRITÉRIOS FÍSICOS E BIOLÓGICOS

HOJE, EM GERAL, A BIOLOGIA DESCARTA ESSA CLASSIFICAÇÃO

MAS NA BELLE ÉPOQUE ELA ERA AMPLAMENTE ACEITA

ERA COMUM IDENTIFICAR A NAÇÃO OU ETNIA COM UMA RAÇA

O RACISMO

PRECONCEITO BASEADO EM CRITÉRIOS RACIAIS

CRENÇA NA EXISTÊNCIA DE RAÇAS SUPERIORES

FOI UMA DAS JUSTIFICATIVAS DO IMPERIALISMO E DO COLONIALISMO NA BELLE ÉPOQUE

TAMBÉM JUSTIFICOU A DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO INTERIOR DE UMA SOCIEDADE/PAÍS

RAÇAS COM MAIS DIREITOS E RAÇAS COM MENOS/NENHUM DIREITO

EXEMPLO: OS NEGROS NO SUL DOS EUA

NACIONALISMO CÍVICO

ISONOMIA E PLENA CIDADANIA PARA TODAS AS ETNIAS/RAÇAS DE UMA MESMA NAÇÃO

O ESTADO NACIONAL FOI CRIADO LIVREMENTE POR PESSOAS DE DIVERSAS ETNIAS/RAÇAS

NACIONALISMO ÉTNICO

A NAÇÃO É IDENTIFICADA COM UMA ÚNICA ETNIA QUE POSSUI MAIS DIREITOS DO QUE AS DEMAIS

O NACIONALISMO ÉTNICO MUITAS VEZES ASSUMIA A FORMA DE UM NACIONALISMO RACIAL

O NACIONALISMO ORGÂNICO

FORMA MAIS EXTREMA DO NACIONALISMO ÉTNICO-RACIAL

O POVO/NAÇÃO É UM ORGANISMO ÚNICO, INDIVISÍVEL E INTEGRAL

O INDIVÍDUO ESTÁ SUBORDINADO AOS INTERESSES COLETIVOS NACIONAIS QUE TRANCENDEM OS INTERESSES PESSOAIS E DE CLASSE

O ESTADO É EXPRESSÃO DESSES INTERESSES COLETIVOS

ELE NÃO É CRIAÇÃO VOLUNTÁRIA DOS INDIVÍDUOS MAS UMA EVOLUÇÃO NATURAL DA NAÇÃO

NA BELLE ÉPOQUE O NACIONALISMO EXTREMISTA ORGÂNICO ERA POUCO DESENVOLVIDO

MAS DEPOIS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL GANHOU FORÇA E FOI O FUNDAMENTO DO FASCISMO

NACIONALISMO ECONÔMICO

MODERNIZAR A ECONOMIA NACIONAL E PROTEGÊ-LA DA CONCORRÊNCIA ESTRANGEIRA POR MEIO DO INTERVENCIONISMO/DIRIGISMO ESTATAL

A NAÇÃO SÓ SERÁ EFETIVAMENTE SOBERANA SE NÃO DEPENDER DE RECURSOS EXTERNOS (CAPITAIS, INDÚSTRIAIS, TECNOLOGIA E MATÉRIAS-PRIMAS)

OS SETORES ESTRATÉGICOS DA ECONOMIA (ENERGIA, COMUNICAÇÕES, TRANSPORTES) DEVEM SER CONTROLADOS PELO ESTADO

7.1 OS MOVIMENTOS NACIONALISTAS NA BELLE ÉPOQUE

MOVIMENTOS PELA AUTODETERMINAÇÃO DOS POVOS

LUTA PELA INDEPENDÊNCIA NACIONAL

UM POVO LUTA CONTRA A DOMINAÇÃO DE OUTRO POVO E TENTA CRIAR O SEU PRÓPRIO ESTADO NACIONAL SOBERANO

MOVIMENTOS ANTICOLONIAIS E ANTIIMPERIALISTAS NA ÁSIA E ÁFRICA

– CHINESES CONTRA EUROPEUS E JAPONESES

– INDIANOS CONTRA OS BRITÂNICOS

MOVIMENTOS SEPARATISTAS EM IMPÉRIOS MULTIÉTNICOS NA EUROPA E ORIENTE MÉDIO

– BÓSNIOS NO IMPÉRIO ÁUSTRO-HÚNGARO

– POLONESES NO IMPÉRIO RUSSO

– ARMÊNIOS E ÁRABES NO IMPÉRIO TURCO

LUTA PELA UNIFICAÇÃO NACIONAL

UM POVO DIVIDIDO EM ESTADOS DIFERENTES LUTA PELA CRIAÇÃO DE UM ÚNICO ESTADO NACIONAL

SÉRVIOS COM O IDEAL DE CRIAÇÃO DA IUGOSLÁVIA NOS BÁLCÃS

8. O TERRORISMO

NÃO É UMA DOUTRINA, MAS UM MÉTODO, UM MEIO OU AÇÃO PARA ALCANÇAR UM OBJETIVO:

USO DA VIOLÊNCIA (OU AMEAÇA DO SEU USO) SOBRE CIVIS E NÃO-COMBATENTES PARA CRIAR UM CLIMA DE MEDO VISANDO ATINGIR OBJETIVOS IDEOLÓGICOS OU POLÍTICOS

TERRORISTA: QUEM UTILIZA O TERRORISMO

PARA O TERRORISTA, OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS: O TERRORISMO É UM MEIO LEGÍTIMO PARA ALCANÇAR SEU OBJETIVO

O TERRORISMO PRECISA DE AUDIÊNCIA E DE REPERCUSSÃO

TERRORISMO DE ESTADO

MEDIDAS TERRORISTAS DO GOVERNO CONTRA SEUS CIDADÃOS (NUMA DITADURA) OU CONTRA OUTRO POVO (NUMA GUERRA)

TERRORISMO REVOLUCIONÁRIO

PRATICADO POR GRUPOS NÃO-GOVERNAMENTAIS COM OBJETIVOS DE:

DERRUBAR UM GOVERNO/REGIME

SEPARATISMO/INDEPENDÊNCIA

ATERRORIZAR MINORIAS ÉTNICAS

9. A CLASSIFICAÇÃO DAS IDEOLOGIAS POLÍTICAS

9.1 ESQUERDA

OBJETIVO DE AMPLIAÇÃO DA IGUALDADE

ECONÔMICA

DE DIREITOS

DE VALORES CULTURAIS

IDEAL DE JUSTIÇA SOCIAL

JUSTIFICA SUAS AÇÕES EM NOME DO PROGRESSO SOCIAL E DE UM FUTURO MELHOR

AUTODENOMINADA PROGRESSISTA

PARA A MAIOR PARTE DA ESQUERDA, O ESTADO/GOVERNO É O PRINCIPAL INSTRUMENTO PARA CONSTRUIR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA

PRINCIPAIS REPRESENTANTES

SOCIALISTAS

DEMOCRATAS RADICAIS DO WELFARE STATE

TRABALHISTAS

EM 1895-1914:

ESQUERDA MODERADA OU CENTRO-ESQUERDA

MAIS TOLERANTE E DEMOCRÁTICA

REFORMAS NA DEMOCRACIA CAPITALISTA

ESQUERDA RADICAL OU EXTREMA-ESQUERDA

MAIS INTOLERANTE E AUTORITÁRIA

VIOLÊNCIA E REVOLUÇÃO PARA SUPERAR O CAPITALISMO

9.2 DIREITA

DEFESA DA ORDEM VIGENTE TRADICIONAL EM NOME DOS COSTUMES, DO DIREITO DE PROPRIEDADE PRIVADA E DA LIBERDADE INDIVIDUAL

A DESIGUALDADE É NATURAL

O ESFORÇO INDIVIDUAL E A ISONOMIA GERAM MOBILIDADE SOCIAL

CONSIDERADA REACIONÁRIA PELA ESQUERDA

PRINCIPAIS REPRESENTANTES:

CONSERVADORES

LIBERAIS

EM 1895-1914:

DIREITA MODERADA OU CENTRO-DIREITA

MAIS TOLERANTE E LIBERAL-DEMOCRÁTICA

DIREITA RADICAL OU EXTREMA-DIREITA

MAIS INTOLERANTE E AUTORITÁRIA

9.3 COLETIVISTA E NÃO-COLETIVISTA

ÊNFASE NAS IDÉIAS ECONÔMICAS EM RELAÇÃO AO CAPITALISMO

COLETIVISMO

FAVORECER OS INTERESSES COLETIVOS DO POVO, DA NAÇÃO OU DOS TRABALHADORES

REDUZIR OU ELIMINAR OS DIREITOS DE PROPRIEDADE PRIVADA E DE LIBERDADE ECONÔMICA INDIVIDUAL

ESTATISMO: INTERVENÇÃO ESTATAL NA ECONOMIA EM NOME DOS INTERESSES COLETIVOS

NÃO-COLETIVISMO OU INDIVIDUALISMO

AMPLA LIBERDADE ECONÔMICA INDIVIDUAL















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