quarta-feira, 14 de março de 2012

54 - Esquema de aula: Ideologias Políticas na Belle Époque

AS IDEOLOGIAS POLÍTICAS 1895-1914

1. IDEOLOGIA OU DOUTRINA

CRENÇAS, PRINCÍPIOS E VALORES DE UM GRUPO DE PESSOAS

VISÃO DE MUNDO DE UMA COLETIVIDADE

INTERPRETA A REALIDADE

ORIENTA A AÇÃO DAS PESSOAS

ALGUNS DOS SEUS PRINCÍPIOS VIRAM DOGMAS

VERDADES CONSIDERADAS ABSOLUTAS QUE NÃO PODEM SER CONTESTADAS

OUTROS PRINCÍPIOS PODEM VIRAR UMA UTOPIA

BUSCA DE UMA REALIDADE INEXISTENTE E IDEALIZADA QUE SEUS CRÍTICOS AFIRMAM SER INATINGÍVEL OU IMPRATICÁVEL

2. IDEOLOGIAS POLÍTICAS MODERNAS

SÃO LAICAS OU SECULARES

MAS COMPARTILHAM CARACTERÍSTICAS DAS IDEOLOGIAS RELIGIOSAS

DOGMAS

DEVOÇÃO A UMA AUTORIDADE SUPERIOR (PARTIDO POLÍTICO, ESTADO)

SACRIFÍCIO PESSOAL POR UMA CAUSA (LIBERDADE, IGUALDADE, NAÇÃO)

É UMA “RELIGIÃO SECULAR”

SEUS VALORES SÃO DIFUNDIDOS PELO ESTADO (CONSTITUIÇÕES), PARTIDOS, ENSINO, IMPRENSA E ARTES

A MAIORIA DAS PESSOAS ADERE PARCIALMENTE ÀS IDEOLOGIAS POLÍTICAS

A FIDELIDADE RIGOROSA É UM FENÔMENO DE UMA MINORIA (MILITANTES POLÍTICOS)

NÃO É INCOMUM A MISTURA DE VALORES DE IDEOLOGIAS DIFERENTES

NO GOVERNO, O PARTIDO POLÍTICO NÃO CONSEGUE APLICAR TOTALMENTE SEUS VALORES

ELE ADAPTA SUA IDEOLOGIA À COMPLEXIDADE DA REALIDADE DO PODER

3. O CONSERVADORISMO

DEFESA DAS:

TRADIÇÕES E COSTUMES PRÉ-MODERNOS

RELIGIÃO NA VIDA SOCIAL E INDIVIDUAL

FAMÍLIA

NA EUROPA EM 1895-1914:

DEFESA TAMBÉM DA MONARQUIA

LINHA CONSTITUCIONALISTA

CONTRABALANÇAR O PODER DO REI COM UMA ASSEMBLÉIA ARISTOCRÁTICA

LINHA AUTORITÁRIA

MONARQUIA FORTE INDEPENDENTE DO PARLAMENTO

4. LIBERALISMO

DEFESA DOS:

DIREITOS NATURAIS DO INDIVÍDUO: VIDA, PROPRIEDADE, LIBERDADE

ISONOMIA (IGUALDADE DIANTE DA LEI)

CIDADANIA

CONTRATO SOCIAL

GOVERNOS CONSTITUCIONAIS: ELEITOS PELOS CIDADÃOS E LIMITADOS PELA LEI

TOLERÂNCIA IDEOLÓGICA

LIBERDADE ECONÔMICA

É A DOUTRINA MAIS FAVORÁVEL AO CAPITALISMO: IDEOLOGIA “BURGUESA”

LIBERALISMO CLÁSSICO

VOTO CENSITÁRIO: BASEADO NA RENDA

OLIGARQUIAS LIBERAIS

IDEAL DE ESTADO MÍNIMO

ESTADO COM POUCAS ATRIBUIÇÕES, GASTOS PÚBLICOS REDUZIDOS E IMPOSTOS BAIXOS

NÃO-INTERVENÇÃO GOVERNAMENTAL NA ECONOMIA

LAISSEZ-FAIRE, LAISSEZ-PASSER

LIBERALISMO DEMOCRÁTICO

ÊNFASE NA SOBERANIA POPULAR

SUFRÁGIO UNIVERSAL

GARANTIA DE ALGUNS DIREITOS SOCIAIS (SAÚDE, EDUCAÇÃO, LEIS TRABALHISTAS)

É A IDEOLOGIA DA DEMOCRACIA LIBERAL OU DEMOCRACIA MODERNA

NO OCIDENTE EM 1895-1914:

AVANÇO DOS MOVIMENTOS POLÍTICOS QUE DEFENDIAM A DEMOCRACIA DE MASSAS

AMPLA PARTICIPAÇÃO DO POVO NO ESTADO

DIREITOS POLÍTICOS PARA AS MULHERES

5. SOCIALISMO

VISA CRIAR UMA NOVA SOCIEDADE IGUALITÁRIA E COLETIVISTA BENEFICIANDO OS TRABALHADORES CARACTERIZADA PELA:

JUSTIÇA SOCIAL

AUSÊNCIA DA PROPRIEDADE PRIVADA

SEM DIFERENÇAS DE CLASSES

SUPERAÇÃO DO CAPITALISMO/LIBERALISMO

1895-1914: AVANÇO DO SOCIALISMO CIENTÍFICO OU MARXISTA

ALEMÃES KARL MARX (1818-1883) E FRIEDRICH ENGELS (1820-1895)

MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA (1848)

O CAPITAL (1867)

VISÃO EVOLUCIONISTA DA SOCIEDADE E DA HISTÓRIA

MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO

A BASE MATERIAL (ECONOMIA) DETERMINA A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E A CULTURA DA SOCIEDADE

A SOCIEDADE ESTÁ EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO

A MUDANÇA É UM MOVIMENTO DIALÉTICO

   CHOQUE DE ELEMENTOS CONTRÁRIOS (TESE E ANTÍTESE)

   RESULTA NUMA NOVA REALIDADE MAIS AVANÇADA (SÍNTESE)

NAS SOCIEDADES DIVIDIDAS EM CLASSES:

PERMANENTE LUTA DE CLASSES

  CONFLITO ENTRE A CLASSE DOMINANTE (DETÉM O PODER ECONÔMICOE POLÍTICO), AS CLASSES DOMINADAS (EXPLORADAS PELA CLASSE DOMINANTE) E AS CLASSES EM ASCENSÃO SEM PODER POLÍTICO

O ESTADO (GOVERNO, LEIS, JUSTIÇA, POLÍCIA, EXÉRCITO) É INSTRUMENTO DA DOMINAÇÃO DE UMA CLASSE SOBRE AS DEMAIS

  ELE EXISTE APENAS NAS SOCIEDADES DIVIDIDAS EM CLASSES

MUDANÇAS NA ECONOMIA (CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO, NOVAS TECNOLOGIAS, NOVAS FORMAS DE TRABALHO)

A ESTRUTURA SOCIAL É ALTERADA

A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA TRADICIONAL FICA ULTRAPASSADA

INTENSIFICAÇÃO DAS LUTAS DE CLASSES

POTENCIAL DE UMA REVOLUÇÃO VISANDO CRIAR UMA NOVA ORDEM POLÍTICA MAIS ADEQUADA AO DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA ECONÔMICO E SOCIAL MAIS AVANÇADO

O CAPITALISMO É UM AVANÇO ECONÔMICO E TECNOLÓGICO EM RELAÇÃO AOS SISTEMAS PRÉ-CAPITALISTAS

INICIOU E CONSOLIDOU A MODERNIDADE

É O PRIMEIRO SISTEMA ECONÔMICO MUNDIAL

 GLOBALIZAÇÃO

 DESTRUIÇÃO DOS SISTEMAS ECONÔMICOS PRÉ-CAPITALISTAS E PRÉ-MODERNOS EM TODO O MUNDO

MAS PRESERVOU AS DIFERENÇAS DE CLASSE

 BURGUESIA/CAPITALISTAS: CLASSE DOMINANTE

 PROLETARIADO/OPERARIADO: CLASSE DOMINADA

 O CAPITAL (INDÚSTRIAS/MÁQUINAS) É PROPRIEDADE PRIVADA MAS A PRODUÇÃO É COLETIVA E DEPENDE DO TRABALHO DO PROLETARIADO

 A BURGUESIA EXPLORA O PROLETARIADO PAGANDO SALÁRIOS INFERIORES AO VALOR DO QUE FOI PRODUZIDO (MAIS-VALIA)

 CRESCENTE PROLETARIZAÇÃO E DESIGUALDADE ECONÔMICA

 LUTA DE CLASSES  ENTRE A BURGUESIA E O PROLETARIADO

É NECESSÁRIO DESTRUIR O CAPITALISMO: A EXPLORAÇÃO DO PROLETARIADO SÓ TERMINARÁ COM A ABOLIÇÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA E A COLETIVIZAÇÃO DAS RIQUEZAS

ISSO PERMITIRÁ A CRIAÇÃO DE UM SISTEMA ECONÔMICO MAIS MODERNO E AVANÇADO DO QUE O CAPITALISMO: O COMUNISMO

SEM PROPRIEDADE PRIVADA

SEM CLASSES SOCIAIS

SEM ESTADO

O PROLETARIADO PRECISA SE ORGANIZAR EM UM PARTIDO POLÍTICO (PARTIDO COMUNISTA) E TOMAR O PODER NUMA REVOLUÇÃO OU EM ELEIÇÕES DEMOCRÁTICAS

NO PODER, O PARTIDO OPERÁRIO/OPERARIADO INSTALA A DITADURA DO PROLETARIADO: UM ESTADO OPERÁRIO NA TRANSIÇÃO PARA O COMUNISMO

EM 1895-1914, ESSE REGIME OPERÁRIO DE TRANSIÇÃO FOI CHAMADO DE SOCIALISMO IDEALIZADO COM AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS:

ESTADO OPERÁRIO

LEIS ANTICAPITALISTAS

ESTATIZAÇÃO DA ECONOMIA

AMPLOS DIREITOS SOCIAIS

REPRIMIR A OPOSIÇÃO “BURGUESA”

INTERNACIONALISMO OPERÁRIO: A LUTA CONTRA O CAPITALISMO É UMA LUTA MUNDIAL

COOPERAÇÃO ENTRE OS PARTIDOS OPERÁRIOS DE DIVERSOS PAÍSES: REVOLUÇÃO MUNDIAL

“PROLETARIADO DO MUNDO, UNI-VOS!”

PRINCIPAIS CORRENTES SOCIALISTAS EM 1895-1914:

SOCIAL-DEMOCRACIA:

MARXISTAS MODERADOS

VIA EVOLUCIONISTA E REFORMISTA PARA ALCANÇAR O SOCIALISMO

REFORMAS GRADUAIS NO CAPITALISMO NUM REGIME DEMOCRÁTICO

ORGANIZAÇÃO DO PARTIDO: MAIS DEMOCRÁTICA E DESCENTRALIZADA

PRINCIPAL REPRESENTANTE: PARTIDO SOCIAL-DEMOCRATA ALEMÃO (SPD)

ERA A IDEOLOGIA DOMINANTE NA SEGUNDA INTERNACIONAL (1889-1916)

A ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DOS TRABALHADORES E PARTIDOS SOCIALISTAS

SEDE EM PARIS

DOMINADA PELO SPD

COMUNISTAS:

MARXISTAS RADICAIS

CONCENTRADOS NA RÚSSIA: BOLCHEVIQUES

 LÍDER: LENIN (1870-1924)

 ROMPERAM COM OS MENCHEVIQUES (SOCIAIS-DEMOCRATAS) E SAÍRAM DO PARTIDO OPERÁRIO SOCIAL-DEMOCRATA RUSSO (POSDR)

 1912. FUNDARAM O PARTIDO BOLCHEVIQUE

ERAM MINORIA (INCLUSIVE NA RÚSSIA)

DEFENDIAM UM PARTIDO MAIS CENTRALIZADO E DISCIPLINADO LIDERADO POR REVOLUCIONÁRIOS TOTALMENTE DEDICADOS

ATÉ 1914, DEFENDIAM DERRUBAR A MONARQUIA RUSSA E CRIAR UMA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA REFORMISTA NO CAPITALISMO

ANARQUISTAS:

NÃO-MARXISTAS

DEFENDIAM UMA REVOLUÇÃO ANTICAPITALISTA E A IMEDIATA ABOLIÇÃO DO ESTADO

PRINCIPAIS IDEÓLOGOS: BAKUNIN (1814-1876), KROPTIKIN (1842-1921) E ERRICO MALATESTA (1853-1932)

MAIS FORTE NA ITÁLIA, ESPANHA, RÚSSIA, FRANÇA E AMÉRICA (IMIGRANTES ITALIANOS)

ANARCO-SINDICALISMO: REVOLUÇÃO PELA AÇÃO DOS SINDICATOS DE TRABALHADORES (GREVE GERAL, OCUPAÇÃO DE FÁBRICAS E DE PRÉDIOS PÚBLICOS)

 ANARCO-TERRORISMO: ATENTADOS TERRORISTAS CONTRA AS AUTORIDADES (ASSASSINATOS POLÍTICOS) PARA ENFRAQUECER O ESTADO E FAVORECER A REVOLUÇÃO



  








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